quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Falando um pouco sobre política

Oi, pessoal!

A vida corrida, entre outros motivos, não me permite manter a minha iniciativa de manter o blog sempre ativo. Não que falte assunto: por vezes passam tantas coisas em minha cabeça que tenho vontade de vir aqui no meu espaço para tentar alinhar os pensamentos. Mas, não tenho conseguido fazer isso.

O que me motiva a voltar neste espaço é uma inquietação que não estou conseguindo deixar de lado. Quando você amplia sua visão de mundo, é difícil ignorar certas coisas e ficar fechado em seu próprio mundinho.

Confesso que em praticamente toda a minha vida não acompanhei a vida política do país. Portanto, minhas opiniões não são profundas, são motivadas por um lado mais preocupado com a coletividade do que com minha vida pessoal.

Estamos próximos às eleições e isso tem gerado muitas discussões sobre o assunto, algumas acaloradas. Acho que debates são necessários e importantes. O que me incomoda são pessoas presas a determinadas concepções, muitas vezes sem saber de onde elas vêm.

Antes de mais nada, quero deixar claro que não sou petista. Não sou nenhum "ista". Acho que precisamos nos desvincular dessa relação de amor e ódio com a política, que é tratada como os torcedores fanáticos tratam seus times de futebol. É preciso manter a mente aberta e lembrar que cada indivíduo tem suas características. Claro que inserido em determinado partido, ele seguirá em geral a ideologia do mesmo. Mas sabemos que as coisas não são tão simples assim. A política brasileira é incrivelmente complexa.

Em primeiro lugar, me incomoda o argumento de inúmeras pessoas que se reduz simplesmente a: não voto no PT. Desde sempre, antes de Lula assumir a presidência, o PT já tinha seus "odiadores". O Lula, coitado, simplesmente por não ter estudo, não foi aceito por uma grande parte da população. Principalmente a população que ainda tem a mentalidade escravocrata, a chamada "elite".  É claro que eu como professora dou extremo valor à educação, mas nada impede que o indivíduo aprenda no decorrer de sua vida o que não aprendeu na escola. E Lula com certeza teve muita experiência de vida.

CORRUPÇÃO NO PT

A principal crítica que vejo ao PT são os casos de corrupção. Ou seja, antes do PT assumir o governo do país a corrupção não existia? Não é possível que os antipetistas sejam tão ingênuos assim. O que acontece então? Acontece que a mídia sempre privilegiou o governo "de direita". Ou seja, no governo FHC, a mídia não dava espaço para essas notícias. Principalmente Rede Globo (que cresceu durante a ditadura e é notadamente parcial) e a revista Veja. A mídia sempre é tendenciosa e é preciso tomar cuidado com o que recebemos dela. É preciso ser crítico, ir atrás de outros pontos de vista e tiras suas próprias conclusões.
O governo PSDB tem inúmeros casos de corrupção, mas que simplesmente foram ignorados pela justiça. Um dos mais conhecidos foi a chamada "Privataria Tucana".

http://www.pragmatismopolitico.com.br/2012/09/psdb-partido-mais-sujo-brasil-ranking-justica-eleitoral.html

http://consciencia.net/o-brasil-nao-esquecera-45-escandalos-governo-fhc/

http://democraciapolitica.blogspot.com.br/2011/12/um-resumo-do-livro-privataria-tucana.html

Os casos de corrupção do PT são mais conhecidos porque a mídia faz um escândalo minuciosamente planejado, pois como já disse anteriormente, está sempre de conluio com os partidos de "direita".

Por um lado, ótimo, vamos levar a julgamento os envolvidos, pois eles devem realmente receber a punição. Mas que fique claro: há um total complô para acabar com a imagem do PT.


ANÁLISE DO GOVERNO PETISTA

Vou colocar dois fatores que para mim foram extremamente significativos no governo petista:

Programas para diminuição da desigualdade de renda

Eu confesso que há algum tempo eu era contra bolsa-família, contra as cotas para negros, entre outras coisas. Faltava um maior conhecimento sobre a realidade da população brasileira e "ampliar a visão de mundo", como eu disse no início da postagem. Costumamos olhar para o nosso umbigo, nossas próprias necessidades. Estamos em um momento onde o individualismo é muito grande, não se pensa muito no coletivo. Isso faz parte do crescimento pessoal de cada um. Eu particularmente estou num momento de busca pelo auto-conhecimento, então passo muito tempo questionando várias coisas. E isso faz com que eu comece a ver as coisas de forma diferente. Pois me modificando como pessoa, vou modificando meu olhar sobre o mundo.

Por que mudei minha opinião sobre o bolsa-família? Porque o bolsa família matou e mata a fome de muita gente. Não acho o programa perfeito. Uma das minhas críticas pessoais é a questão do vínculo da bolsa-família com a frequència escolar dos filhos dos beneficiários. Acredito que deveria ser vinculado ao DESEMPENHO escolar do mesmo. Concordo que isso é algo extremamente trabalhoso de ser feito, mesmo porque a educação no país depende dos ESTADOS e o benefício é federal. Seria necessário acompanhamento das famílias por assistentes sociais, entre outros profissionais, para que isso também pudesse ser feito.

Mas de qualquer forma, o benefício é necessário. Num país onde grande parte da população passa fome, o benefício ajuda a MATAR A FOME de muita gente.

http://www.cartacapital.com.br/sociedade/entenda-como-funciona-o-bolsa-familia-248.html

Já li a seguinte frase no Facebook: "agora que o povo está rico por causa do PT, minha faxineira falta ao serviço quando lhe convém". Sem comentários. Leia como é o programa no link acima e verá que o bolsa-família não deixou ninguém "rico".

Já ouvi pessoas dizendo que por conta do bolsa família as pessoas não procuram trabalham. Também é um equívoco pensar assim:

http://www.cartacapital.com.br/sociedade/bolsa-familia-nao-desestimulou-procura-por-emprego-diz-estudo

http://www.pnud.org.br/Noticia.aspx?id=3632

E uma das melhores consequências vinculadas ao bolsa-familia e que me deixou extremamente contente foi essa:

http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/sair-do-mapa-de-fome-da-onu-e-historico-diz-governo

Para quem quiser um estudo mais aprofundado sobre o bolsa-família:

http://www.ipc-undp.org/publications/mds/35M.pdf

Investimento em educação

É fato: a população de menor renda têm acesso mais fácil às universidades. E a criação de um grande número de FATEC's é na minha opinião um dos grandes feitos do governo Lula.

http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2013/04/19/educacao-lula-10-vs-0-no-principe-dos-sociologos/

Tá, e a economia?

Você acha que entende de economia? Parabéns! Eu confesso que é um assunto quase indecifrável para mim. Mas temos que enfrentar nossas limitações e tentar entender pelo menos o mínimo necessário. As pessoas que criticam a economia do governo Dilma pelo jeito têm uma visão limitada de um assunto extremamente complexo. Eu fui atrás de fontes e encontrei este artigo que analisa a economia do país no governo atual.

http://revistas.fee.tche.br/index.php/indicadores/article/view/3074/3446

Não consegui me apropriar de todo o conteúdo, para isso precisaria fazer um curso de economia. Mas pelo que eu entendi na conclusão, nossa presidenta fez o possível na atual situação. E pelo que entendi, nenhum candidato conseguirá fazer milagres.

Para encerrar, o próprio criador do PSDB diz que votará em Dilma nessa eleição:

http://www.brasil247.com/pt/247/poder/153416/Bresser-Pereira-explica-por-que-votar%C3%A1-em-Dilma.htm

Concluindo:

Eu voto em Dilma. Eu não sou petista. Posso dizer que sou humanista. Segundo o dicionário informal:  "Humanista é uma pessoa com grande interesse pelos seres humanos."
O governo do PT não fez nada diretamente para mim. Mas ele fez por inúmeros brasileiros com necessidades muito maiores do que a minha. O governo do PT foi o primeiro governo popular que nosso país já teve. A minoria do nosso país, os que concentram a maior renda, não está preocupada com a população, Está preocupada em manter seu estilo de vida. Essa minoria poderosa sempre vai atacar um governo popular.

Não quero mudar a opinião de ninguém. Apenas convido quem está lendo, a refletir e analisar se seus conceitos não estão arraigados em fatores que talvez você mesmo desconheça.

O GOVERNO DE SÃO PAULO

Eu sou professora. Eu vejo a educação de um país como a base para tudo. Se um governo não prioriza a educação, ele está mal intencionado. Se um governo não quer que seu povo cresça intelectualmente, pode ter certeza que ele quer ver seu povo como um gado, que não raciocina, não exige, não reclama.

Os 20 anos de PSDB no governo de São Paulo sucatearam o sistema público de educação. Eu não vou nem falar de salário. No fim, acho que esse é o menor dos problemas. A falta de estrutura, a pressão por resultados que geram números fictícios, a progressão continuada, o analfabetismo funcional que o governo considera normal. Essas e outras questões me afligem muito mais do que meu salário no fim do mês. Novamente, porque saio do meu mundo individual para olhar o mundo de todas aquelas crianças e adolescentes, que não estão tendo o direito a uma educação de qualidade.

Eu por problemas de saúde por vezes preciso me afastar do meu trabalho. E o estado não oferece um professor substituto para minhas turmas. Porque não tem. O estado tem uma defasagem tão grande de profissionais que raramente meus alunos têm um professor de matemática no meu lugar. Quando existe um substituto, normalmente é de outra matéria. Ou um estudante. Ou qualquer pessoa com diploma universitário, QUALQUER diploma, não precisa ser professor.

Ou seja, qualquer um hoje está entrando na sala de aula no estado de São Paulo. A profissão de professor está acabando. A população não percebe isso. Ou percebe e não sabe como reinvidicar seus direitos. Se  minha classe resolve entrar de greve, a população não apoia. Porque a escola virou apenas um espaço, perdeu seu significado pedagógico. Por incrível que pareça, algumas pessoas não entendem o direito de greve dos funcionários públicos.

Eu teria muito a dizer sobre o assunto. Aqui tem um resumo bem resumo do que o PSDB fez nesses 20 anos no governo:

http://www.ivanvalente.com.br/wp-content/uploads/2013/12/educacao-20-anos-psdb.pdf

Fora a educação, que para mim já bastaria para tirar o PSDB do governo, existem inúmeros outros.

Gostei desse texto onde o autor fala um pouco da segurança pública (lembrando que nossa polícia está extremamente truculenta, violenta, nossos policias estão mal preparados):

http://www.blogdacidadania.com.br/2013/10/apos-20-anos-de-psdb-sera-que-sp-finalmente-vai-acordar/

E o assunto mais preocupante no momento é a falta de água, claro:

http://geraldoalckminpsdb.blogspot.com.br/

Finalizo com essa página que achei  muito interessante:

http://45motivos-para-nao-votar-alckmin.blogspot.com.br/

Votar em Alckmin é dar tiro no pé. Infelizmente já sabemos que ele vai ganhar esta eleição. Prefiro nem pensar nisso, porque sei que nós professores teremos surpresas pela frente, e pode ter certeza que não serão agradáveis.

Aceito comentários, claro, é bom ter opiniões de vários para debater, mas peço educação, por favor. Podemos debater o tema mantendo o respeito.

Uma boa reflexão a todos!


2 comentários:

  1. Bom dia Alessandra! Teu posicionamento é importante, é inteligente e coerente, não te aflijas em tirá-lo do blog. As críticas virão, mas volto a te dizer: o mundo é feito de duas verdade: a nossa e a dos outros. Te admiro pelo teu jeito de posicionar- se com respeitoe sabedoria. Um beijo grande!

    ResponderExcluir
  2. É uma delicia ter uma garota linda e pensante como esposa. Poder ler estes posicionamentos, poder sentir esta mulher olhando para o mundo ao redor, pensando politicamente, "absorvendo" a POLIS...
    É uma delicia ter vc, amor!
    bjinhos ,com carinho e... vamos passar mais madrugadas insones debatendo isto e outras coisas mais?
    te amo!

    ResponderExcluir

Gostou do blog? Deixe seu comentário, vou adorar ler!!!