quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Ainda dá tempo? Reflexões sobre 2012

Oi pessoal!

Estou com os dias agitados, baixinha de férias, muita correria por causa do fim do ano, passeios, enfim, vida cheia e quando sobra um tempinho, fico com preguiça de postar. Confesso. Até nas blogagens coletivas dei uma pausa, mas pretendo retomar em breve.

Final de ano, e as amigas blogueiras todas fazendo retrospectiva, refletindo sobre o ano que passou, e fiquei com muita vontade de fazer a mesma coisa. Pois o ano de 2012 foi um ano divisor de águas na minha vida.

As leis da espiritualidade nos dizem que, se não aprendemos pelo amor, aprendemos pela dor. E uma dor imensa e imensurável foi o início de uma mudança radical no meu comportamento, na minha forma de ver a vida e as pessoas.

A dor da perda da minha mãe primeiramente fez com que eu me isolasse. Uma casca externa não demonstrava o que eu sentia por dentro. Meu sorriso para as pessoas iludia quem convivia comigo de que eu estava bem. Mas por dentro, foi como se um furacão tivesse passado e tirado tudo do lugar.

A falta de entrega ao sofrimento deu origem à uma série de doenças físicas. E isso me colocou fora de combate por  um bom tempo. Quero dizer com isso que me tirou da minha rotina profissional, e eu tive a oportunidade para parar, refletir, observar, e também curtir a dor da perda. Isso é extremamente necessário conforme percebi depois.

Como eu e meu psiquiatra definimos, em minha última consulta, 2012 fechou com saldo positivo.

Consegui me avaliar como pessoa e encarar de frente meus defeitos. Corrigi todos? Claro que não! Tenho plena consciência de que levarei muitas vidas ainda para isso. Mas é isso, a consciência é o primeiro passo para a caminhada do espírito à perfeição.

Encontrei pessoas MARAVILHOSAS neste ano! Algumas eu já conhecia, mas tornaram-se imensamente importantes para mim. Outras, novas, que parecem ter sido colocadas ali justamente para serem minhas companheiras num momento tão difícil. Pessoas que hoje eu digo bem alto que eu AMO! Aprendi isso também: a dizer o que sinto, seja para familiares, seja para esses amigos tão especiais que foram surgindo como uma benção para mim.

Aprendi com a decepção. Percebi que eu não preciso esperar tudo de todos! Percebi que tenho em minha vida pessoas de todos os tipos, conhecidos, colegas, amigos, familiares. E que cada um tem sua devida importância, mas cada um tem seus próprios limites. Aprendi que não preciso que todos gostem de mim. Pois sempre tive essa necessidade de aceitação, mas não há como ter isso 100%.

Voltei-me para o artesanato, fiz uma festa de aniversário maravilhosa para minha filha, e me empolguei e dei início aos preparativos do meu casamento. Empolguei-me com várias coisas diferentes, como se quisesse suprir um vazio dentro de mim, e realmente era isso. Mas cada coisa nova teve sua importância na superação dos sentimentos ruins.

Dei vazão à minha personalidade. Aceitar como eu sou, e querer ao meu lado quem me aceite assim também. Pois como disse, os defeitos são conhecidos, e a luta é infinita. Do meu lado, só quem me quer bem e me apoia e me ajuda nisso!

Cuidei da auto estima. Coisinhas de mulher, que sempre deixei um pouco de lado, tudo entrou na minha vida este ano: cuidar da pele, do cabelo, aprender a fazer maquiagem, coisa que para mim sempre foi um mistério. e os esmaltes. A paixão do ano realmente foi por eles, mas é uma pena que minhas unhas não ajudam e vira e mexe preciso ficar sem passar, porque as danadinhas são fraquíssimas.

E tudo isso, teve uma base principal: a internet. Os blogs e o facebook, foram meus grandes companheiros na maior parte do tempo. Lendo blogs me inspirei em muitas coisas, desde a saúde, até os artesanatos, makes e unhas (pela queridíssima Fernanda Reali). No face, contato com as pessoas, conversas e trocas onde pude perceber as afinidades. Tomar posição, não ter medo de dizer o que pensa, sair de cima do muro: aprendi isso com o face.

E as blogueiras são minhas heroínas! Pois hoje sinto que sou mais próxima de algumas delas, do que de muitas pessoas que conheço há anos. Pois no blog, colocamos a alma, o coração e não temos medo da exposição. E no dia-a-dia, as pessoas são fechadas e nunca sabemos o que se passa em suas mentes e seus corações.

Podem criticar o quanto quiserem. Para mim, o mundo virtual foi mais "real" do que a própria vida real. E foi bom.

O resumo disso tudo é: esotu aberta para a vida! Cheia de energia, vontade de encarar 2013 com toda a coragem necessária! Que venha o trabalho, os alunos, as dificuldades de relacionamento que temos na escola. Que venha meu encontro com minha querida amiga Débora na minha viagem ao Rio! Que venha meu casamento e nossa lua-de-mel a três! Que venha a viagem à Minas! Que venham as críticas, que venham os problemas, que venha o que tiver que vir. Pois a superação virá também!

Não é tarde para desejar UM FELIZ 2013 PARA TODOS VOCÊS!!!

Beijos!!!


7 comentários:

  1. Fiquei emocionada com o seu depoimento.
    Passo por um período de turbulência, mas histórias como a sua, me lembram que tudo passa, e que logo logo poderei navegar em águas calmas.
    Desejo de coração que possas ser muito feliz em tudo.
    Tenha uma ótima semana.
    beijos
    Jack
    www.meucantinhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Alê texto lindo e cheio de sentimento.
    Benvinda a 2013 com muita garra e coragem.
    Momentos menos bons todos temos o que importa mesmo é a superação o acreditar e o querer sempre mais.
    Perfeito ninguém é :)

    ResponderExcluir
  3. Feliz 2013 e muita felicidade neste Novo Ano!! =D Espero poder estar mais presente também! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Alê, fiquei emocionada com esse post. Sabemos o quão difícil foi esse ano que passou, mas ao mesmo tempo foi o ano do seu renascimento. Mudanças a olhos vistos, pra melhor!
    Continue acreditando em sua força, na superação, a palavra é essa mesmo pra definir tudo isso. Gostei muito do final do texto, deixando vir o que tiver que vir em 2013. "Tamo junta", nega rsrs....
    E tenho certeza de que algumas estrelas especiais lá no céu estão brilhando com mais força em ver sua determinação e evolução!
    Amo vc, hein! Beijos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Van!
      Também fiquei emocionada com seu comentário. Você é uma das pessoas que mais esteve presente em minha vida este ano, especial e que me ajudou muito! E espero que continuemos assim, mesmo que com menos tempo, já que "o trabalho me espera!". Amo muito vc tbm, beijos!!!

      Excluir
  5. Que delícia de texto, Alessandra.

    Carregado de emoção, de verdade, de sentimentos...

    Eu imagino que não deve ter sido fácil perder uma pessoa tão próxima. Aqui em casa, perdemos nossa avó e foi muito triste. Faz quase três meses e minha mãe e meus tios têm sofrido muito, muito mesmo...
    Enfrentar a dor como você fez requer muita coragem, parabéns!

    Que 2013 seja um ano iluminado para você, com muita saúde, muita paz...

    Beijos!

    Flávia

    http://euameivctbmpode.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Alê, seu texto é rico. Parabéns por ter transformado sofrimento em matéria prima para sua auto-transformação. É isso! a vida nos apresenta as circunstâncias, a forma de interpretá-la é que faz a diferença.

    Que 2013 seja o palco de suas realizações

    ResponderExcluir

Gostou do blog? Deixe seu comentário, vou adorar ler!!!