segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Porque eu adoro 50 tons de cinza

Olá pessoinhas queridas!


Inspirada por um post que acabou com meu livro favorito do momento, resolvi escrever este post.

Primeiro digo que de todas as informações que eu já li sobre a trilogia "Cinquenta tons de cinza", nenhuma delas passou perto do conteúdo real do livro.
Algumas pessoas dizem que ele é mal escrito. Well.... Eu já li muito na vida, mas não me considero uma crítica profissional de livros. Acho que tem muita gente garganta por ai, querendo dar uma de entendido no assunto. Torce o nariz, mas na verdade nem sabe do que está falando.
Eu pra falar a verdade, nunca li um livro porque era um clássico, ou porque era "bem escrito", seja lá o que for isso. Eu começo a ler um livro, e se gostar, pronto. Isso é ser um leitor eclético.
Então, não entrarei no mérito se ele é "bem escrito" ou não. Ele é gostoso de ler, leve, divertido, uma ótima distração.

Daí vem a questão do sadomasoquismo. Rotularam o pobre do livro, e quem fez isso não o leu!!! A maior quantidade de resenhas que li dizia que o relacionamento entre Anastasia e Christian é sadomasoquista. E fim de papo.
Essa é a pior caracterização que poderiam dar ao livro. Claro que o livro aborda questões BDSM (Bondage-Dominação-Sadismo-Masoquismo), mas dentro de todo um contexto e de forma extremamente leve. Não tem nada hardcore ali.

E o que tem de bom, afinal?
Pra começo de conversa, tem Christian Grey. Ah, Christian Grey. Ele é um personagem apaixonante, criado justamente para deixar as mulheres de quatro (desculpe o trocadilho, rsrs). Ele é um príncipe encantado moderno, que tem como um pequeno detalhe gostar de relações BDSM. Ele é lindo, sexy, bilionário, cavalheiro.
E esse Adônis, como a autora o descreve, se encanta com Anastasia. Anastasia está se formando na faculdade, é virgem e não sabe nada sobre sexo. Nunca se apaixonou.
E aí rola um clima entre eles, e a história desenrola-se como se fosse uma daquelas revistinhas Sabrina, Bianca, lembram? Mas com o fator BDSM no meio, e as cenas picantes que surgem APENAS nas página 104 do primeiro livro.
Portanto, é um conto de fadas moderninho.
E ao contrário do que estão falando por aí, Anastasia não cede a tudo que Grey quer. E é essa ausência de submissão que deixa o pobre Christian apaixonado, capaz de mudar todo um estilo de vida por seu amor.

Esqueça imagens fortes de espancamento, humilhação ou o que seja que passou na sua cabeça ao ler os comentários sobre o livro. O que tem são cenas de sexo descritas de forma gostosa, que mexe com a libido feminina. Eu mesma posso dizer que o livro deu uma esquentada no meu casamento, rsrs.

Acredito que toda mulher com o mínimo de romantismo se apaixonou por Christian. E não é delicioso viver emoções no campo da fantasia? Ora, quem nunca pensou em ser amarrada e estar totalmente à mercê dos carinhos do parceiro? Será que não é gostoso levar um tapinha na bunda no auge do ato sexual?

Por isso e muitas outras razões que não posso dizer, senão eu estrago a leitura de quem não leu, recomendo fortemente a trilogia. E aguardo ansiosamente dia 15 de novembro, que será o dia do lançamento do último livro.

E aí, quem leu? Quem gostou? Quem não gostou, por quê? Deixa um comentário pra mim, eu vou ADORAR!

Beijo grande!


4 comentários:

  1. Eu estou no terceiro livro e estou adorando a leitura. Tbm não sou de ler um livro por modinha não, leio porque gosto. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você que rotular o livro como sadomasoquista é um absurdo, ele é super leve e sem intenção de chocar, algo que aconteceria com um livro sado de verdade, porém fiquei chateada ao lêr que quem tem o minimo de romântismo adora o livro, eu tenho e por isso achei o sr. Grey grosseiro em certas partes e machista em outras o que me fez esquecer por vezes "varias vezes" que ele tb podia ser gentil, em outras palavras acho que falta muito para ele ser considerado um PRINCIPE. Quanto ao tapinha na bunda,tapinha sim palmadas que deixam a bunda dolorida é um limite rigido pra mim .Gostaria de saber se você também acha que há pedofilia no livro já que o christian foi seduzido aos 15 anos por uma mulher bem mais velha que ele; Embora ele diga que não é, é comum vitimas simpatizarem e até chegarem a amar seus "agressores" , se fosse a anastacia seduzida por um amigo do pai? Seria a mesma coisa? . Espero não te-la ofendido com a minha opinião.

    ResponderExcluir
  3. Fátima;
    as opiniões de quem leu o livro não me ofendem. Não gosto quando pessoas que não o leu fazem comentários descabidos.
    Acho que quando lemos um livro como esse, não devemos levar algumas coisas tão a sério. Eu me apaixonei pelo Christian, justamente por ele ser tão sincero. Essa coisa do politicamente correto às vezes cansa. Se ele fosse todo melosinho, não teria tanto apelo com as leitoras. Justamente porque estamos tratando no campo da fantasia, tudo é permitido.
    Reafirmo que para mim é um conto de fadas moderninho.
    Não acho que o enfoque do livro é pedofilia. A autora só quer uma justificativa para o comportamento dominante dele. Como se ele não pudesse ser assim sem ter algum motivo. E acho que essa parte do livro é totalmente irrelevante e poderia ser descartada.
    Continuo adorando a história, mas acabei de ler "Toda sua" e achei muito melhor.
    Um beijo!!!

    ResponderExcluir
  4. Muito boa resenha. Adorei os livros. Li a trilogia consecutivamente, adorei a parte literária, muito simples e contagiante. Minha namorada me indicou e adorei. Todo homem deve ler, sempre precisamos aprender, sob todos os aspectos, pessoais, sexuais, etc.
    Parabéns Alessandra, abraço!

    ResponderExcluir

Gostou do blog? Deixe seu comentário, vou adorar ler!!!